terça-feira, 2 de abril de 2013

CURSO DE FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA




 
ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL DO ESTADO DE ALAGOAS
CNPJ: 06.984.753/0001-65
apeeal.blogspot.com / apeeal.webnode.com.br
apeeal@hotmail.com

CURSO DE FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA EAD

PÚBLICO ALVO:
*Professores de espanhol, alunos de Letras e interessados.

LÍNGUA OFICIAL DO CURSO:

*Portuguesa e Espanhola

JUSTIFICATIVA:

Objetiva-se alertar e chamar a atenção do professor e estudante brasileiro, em especial, de que o fato de serem línguas (portuguesa-espanhola) parecidas nem sempre a comunicação (escrita, oral, leitora e auditiva) pode ser entendida corretamente no processo cíclico de emissão-recepção, no qual os sujeitos (brasileiro-hispânico) participam. Muitas vezes, acontece uma falsa comunicação, onde os sujeitos em questão pensam que estão se entendendo, quando na verdade a intencionalidade das expressões têm outros significados da intenção original. O tema será abordado com exemplos que não descuidarão a aplicação da fonética, fonologia e a semântica do campo linguístico, onde diversos autores serão citados como referências de essas áreas.
OBJETIVOS:

*Fornecer ao participante do curso noções teóricas essenciais a respeito de fonética e fonologia, enfatizando-se o sistema fonológico do espanhol;
*Fornecer oportunidades de transcrições fonéticas da LE;
*Contribuir, através do ensino dos sistemas fonológicos do português e do espanhol, para o aperfeiçoamento da pronúncia dos alunos do Curso de Letras;
*Possibilitar o entendimento dos sistemas fonológicos do português e do espanhol, propiciando uma compreensão do processo de aquisição fonológica do espanhol como LE;
*Fornecer insumos para que o aluno de língua espanhola possa analisar e caracterizar sua própria pronúncia do espanhol.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

UNIDADE
ASSUNTOS
CH
UNIDADE I
*A comunicação e os seus elementos;
*Fonética e fonologia: língua e fala, fonema, alofone; traços distintivos; diferença entre letras e sons;
*A produção da fala: mecanismos de produção dos sons;
*Sistema vocálico do espanhol: descrição; a aquisição das vogais do espanhol por falantes de português. Sistema consonantal do espanhol: descrição; a aquisição das consoantes do espanhol por falantes de português.



30h

UNIDADE II
*Oposições, neutralizações, arquifonema, contrastes, desfonolização

5h
UNIDADE III
*Descrição e funcionamento do aparelho fonador;
*Classificação articulatória dos sons: ponto de articulação, modo de articulação e sonoridade.

35h
UNIDADE IV
*A sílaba: caracterização; estrutura da sílaba em espanhol; aquisição da sílaba do espanhol por falantes de português;
*O acento: conceito e funcionamento; processos fonológicos; contraste entre o padrão acentual do português e do espanhol: as palavras heterotônicas.


20h
UNIDADE V
*Os inventários fonético-fonológicos do espanhol e sua distribuição diatópica;
*O Espanhol da Espanha: características básicas; o Espanhol da América: características básicas.

20h
UNIDADE VI
*As variações linguísticas da língua espanhola;
*As zonas falantes do espanhol na América.

10h
UNIDADE VII
*Como elaborar um artigo científico e suas características
*Elaboração do artigo científico

30h

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO CURSO

ALARCOS LLORACH, Emilio. Fonología española. 4ª. ed. Madrid: Gredos, 1986
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Lexinor, 2007.
FERNANDEZ DÍAZ, R. Prácticas de Fonética Española para Hablantes de Português. Madrid: Arco Libros, 1999.
GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2ª. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2004.
HERMOSO GONZÁLEZ, A; DUEÑAS ROMERO, C. Fonética, entonación y ortografía. Madrid: Edelsa, 2002.
IRIBARREN, Mary C. Fonética y fonología españolas. Madrid: Síntesis, 2005.
MASIP, Vicente. Gente que pronuncia bien. Curso de pronunciación española para brasileños. Barcelona: Difusión, 1999.
_____________. Fonética espanhola para brasileiros. Recife: Sociedade Cultural Brasil Espanha,1998.
MONROY CASAS, Rafael. Aspectos fonéticos de las vocales españolas. Madrid: SGEL, 1980.
SACONNI, Luiz Antônio. Nossa gramática: teoria e prática. 25ª. ed. São Paulo: Atual, 1999.
SERRA, Maria Lúcia de A. et al. Fonética Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera: Un curso para lusófonos. São Paulo: Galpão, 2007.
TORREGO, Leonardo Gómez. Gramática didáctica del español. São Paulo: SM, 2005.


METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação à distância, mediada pela Internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nosso curso estimula a interatividade e a interação entre os participantes, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.
*Vantagens do nosso curso:
  • Flexibilidade de tempo e espaço: você estuda de onde estiver, a hora que quiser;
  • Flexibilidade de ritmo: você evolui de acordo com o seu ritmo, de acordo com sua velocidade de aprendizagem;
  • Acompanhamento individual: o professor lhe orientará de acordo com suas necessidades (disponível para a maior parte do curso e plano);
  • Economia: nosso curso a distância reduzem os custos em relação aos dos sistemas de ensino presencial e tradicionais;
  • Desenvolvimento pessoal: nosso curso estimula a autoaprendizagem, desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses, valores e hábitos educativos;
  • Certificado: impresso, como reconhecimento aos aprovados.

*Avaliação e Certificação

Somente os alunos aprovados têm direito ao certificado, com média igual ou superior 7,0, que será postado nos Correios entre 15 (quinze) a 20 (vinte) dias após a data final do curso. Os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro. Você receberá o certificado através dos Correios, garantindo que o mesmo não estará avariado ou amassado.


DURAÇÃO

O curso terá uma carga horária total de 150 horas. Dividido em duas partes: a primeira com 120h, entre teoria e prática; e a segunda de 30h, para elaboração de um artigo científico.
O curso iniciará dia 15 de maio e terminará 31 de outubro de 2013.

COORDENAÇÃO GERAL:

Prof. Josinaldo Oliveira dos Santos
Profa. Adna Maria de Souza
Profa. Maria Doris Araújo de Lima

INSCRIÇÕES:

Período: 02 a 30/04/13
Deverão ser enviadas junto da ficha de inscrição e o comprovante de depósito identificado para o email: apeeal@hotmail.com

INVESTIMENTO:

*Associados da APEEAL (quites 2013)
R$ 50,00


*Associados de outras APEs (quites 2013)
R$ 70,00 (anexando o comprovante de quitação)

*Público em geral
R$ 100,00
(*valor único)
Fazer o depósito identificado no Banco do Brasil

Agência: 3506-8
Conta poupança: 30.211-2


FICHA DE INSCRIÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES:

http://apeeal.webnode.com.br/news/curso-de-fonetica-e-fonologia-da-lingua-espanhola/

http://apeeal.webnode.com.br/news/curso-de-fonetica-e-fonologia-da-lingua-espanhola/




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